Linha Trê são 3 obras feitas com material original do Museu do Ipiranga ressignificado, partes com mais de 200 anos do edifício monumento que passou por reformas, e que seriam descartadas.
A geometria dos vasos “alto” e “copo” que compõem a linha Trê, foram inspiradas nos arcos das janelas do próprio Museu, a partir de uma releitura minimalista, atemporal e elegante, evidenciando a materialidade bruta. Os designs foram idealizados por Raquel Bassani, designer de produtos especialista em sustentabilidade e criadora do Projeto ERA. Contrapondo-se a verticalidade dos vasos, a peça redonda e maciça “vaso raso”, também confeccionada com a mesma materialidade, enfatiza o contraste presente entre as tonalidades de materialidade do que um dia já foi um dos edifícios mais emblemáticos da história brasileira.
As peças que são confeccionadas artesanalmente, possuem também numeração única e certificado de autenticidade, legitimando a origem da matéria prima. Além disso, todo processo de confecção foi desenvolvido para gerar o mínimo de impactos ambientais desde confecção, acabamento e embalagem.

Cada uma destas peças possui uma numeração única, e código de ERA – esta é a
síntese de uma pesquisa e fluxograma projetual, assim obtemos o máximo de valor
agregado no design das obras. Os 3 primeiros números de ERA (897) referem-se a
uma análise pela qual o material reciclado foi submetido, nesse caso é valiosa, original do patrimônio histórico Museu do Ipiranga, que passou por ampliações recentes. 

O quarto número (4), significa a quantidade de tonalidades desta materialidade histórica preservadas visualmente no design. A letra “A” representa o processo de produção, que é rigoroso e artesanal. 

DADOS DE ORIGEM

Origem: Museu do Ipiranga

Local:  Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo – SP

Motivo: Reforma

Ano da edificação: 1895

Objeto produzido: Estatuetas para premiação da CASACOR 2021

Quantidade produzida: Em criação

Designer Autoral: Raquel Bassani

Arquiteto: Tommaso Gaudenzio Bezzi

Tommaso Gaudenzio Bezzi (Turim, 18 de janeiro de 1844 — Rio de Janeiro, 23 de maio de 1915 foi um engenheiro e arquiteto italiano radicado no Brasil desde 1875. Trabalhou para a Corte Imperial Brasileira no final do século XIX em várias cidades do país, como Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua obra de maior destaque é o edifício-monumento Museu do Ipiranga, museu público mais antigo de São Paulo que faz parte conjunto arquitetônico do Parque da Independência, tombado como patrimônio de valor histórico pelo IPHAN.

CONFIRA NOSSO ARTIGO NO ANUÁRIO DA CASACOR 2022: